Publicação em destaque

Notícia do "Jornal de Proença" sobre o concerto comemorativo do 47º Aniversário do Grupo Coral de Proença-a-Nova

  O Jornal de Proença a Nova publicou uma notícia sobre o concerto comemorativo do 47º Aniversário do Grupo Coral de Proença-a-Nova com um c...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Maestro e Diretor Artístico do Grupo Coral de Proença-a-Nova

CARLOS GAMA

         Iniciou os seus estudos musicais nos Seminários de Évora, onde, com 16 anos, organizou e dirigiu o seu primeiro coro, formado por condiscípulos seus. Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa onde, em 1964, se diplomou com o Curso Superior de Canto. Em Lisboa desenvolveu uma intensa actividade musical: fez parte do Teatro Nacional de São Carlos, da Orquestra Filarmónica de Lisboa, do Coro Gulbenkian, do Coral de Concertos de Lisboa (de que foi maestro substituto), da Banda da Armada, do Coro Universitário de Lisboa. Fundou e dirigiu o Quarteto Vocal Masculino da ex-Emissora Nacional. Frequentou ainda vários cursos de Pedagogia Musical com Edgar Willems e Jacques Chapuis (Suíça), Jos Wuytack (Bélgica) e Pierre Von Hawe (Holanda). Estudou Direcção Coral com o professor Henning (Alemanha), professor Arnodov (Sofia), o maestro Michael Corboz (Suíça) e Direcção de Orquestras com o maestro Hans Herbert Joris (Alemanha).

Foi maestro do Orfeão de Castelo Branco durante 31 anos, da Orquestra Típica Albicastrense (27 anos), do Coral de Alpedrinha (13 anos).
 Actualmente, dirige a Orquestra Típica de Alcains que fundou em 1991 e há 21 anos que é maestro do Grupo Coral de Proença-a-Nova (desde 1984).
A 11 de Dezembro de 2004, na Sé Catedral de Castelo Branco, com os grupos que dirige e com outros grupos e cantores convidados celebrou o cinquentenário da sua actividade musical. Em 2005 foi agraciado com a medalha de ouro da cidade de Castelo Branco – mérito cultural, pela Câmara Municipal de Castelo Branco. 
É autor de várias peças originais para coro e orquestra e de inúmeros arranjos, harmonizações e orquestrações.

Breve Curriculum do Grupo Coral de Proença-a-Nova

Fundado em Abril de 1977,o Grupo Coral de Proença-a-Nova teve como objectivos a divulgação da música coral - nomeadamente a do seu concelho e da Beira Baixa (Região Centro de Portugal); a promoção cultural, artística e recreativa dos seus elementos; a partilha de ideais e de valores como a solidariedade, a amizade e, ainda, a divulgação do bom nome do concelho de Proença-a-Nova e do seu povo, gente laboriosa, humilde e de uma fé intrépida.
Foi seu primeiro maestro o Dr. João de Almeida. De Novembro de 1979 a Julho de 1982, o Grupo foi regido pelo Pe. António Escarameia. Em 1984, o coro passou a ser regido, até hoje, pelo maestro, Prof. Carlos Gama, tendo como organista Dr. Adelino Serafim.
O Coral de Proença participa em inúmeros concertos, saraus e festivais de âmbito regional e nacional, de norte a sul de Portugal, interpretando música popular, música sacra e música africana. Gravou um L.P. em 1990. Em Outubro de 1996, participou com outros coros na gravação conjunta do duplo CD “Os Melhores Coros Amadores da Região Centro” de Portugal. Em Junho de 2007 gravou o seu 1º CD a solo, comemorativo dos 30 anos de actividade.
Frequentemente, o Coral também soleniza celebrações litúrgicas, na igreja de Proença, no país, ou mesmo no estrangeiro. Já o fez em Lisboa, Vila Viçosa, Bruxelas, Liechtenstein, Chur (Suíça) e Niterói (Rio de Janeiro). Promove, todos os anos, concertos de Natal, de Quaresma e de Páscoa. Em 1996,na Aula Paulo VI, em Roma, participou numa audiência com o papa João Paulo II. Em Janeiro de 2003 solenizou uma Eucaristia transmitida pela Rádio Renascença e, a 6 de Março de 2005, cantou a missa transmitida pelo canal televisivo TVI.
O Grupo tem representado Portugal além fronteiras, nomeadamente em festivais internacionais (França, 1991; Brasil, 1995; Alemanha, 1999; Itália, 2004); em comemorações do Dia de Portugal (Itália e Áustria, 1996; Bélgica, Holanda, Luxemburgo, 1994) e ainda junto dos nossos emigrantes na Suiça e Liechtenstein (1993). Também já actuou em Espanha (Barcelona, 1999; Tenerife, 2000; Cáceres, 2004), bem como nas Regiões Autónomas (Açores, 1997 e Madeira, 1999). Em Junho de 2004, integrou o 7º Festival Internacional de Coros Alta Pusteria, nos Alpes de Itália (a norte de Trento), participando em cinco concertos. Em Dezembro de 2008 participa no Encontro de Coros de Natal, em Praga (República Checa).
Como associação cultural, integra cerca de 35 elementos de todas as idades e profissões, incluindo jovens dos ensinos: básico, secundário e superior, realizando, ainda, desde 2004, o próprio Festival de Vozes (com participação de vários grupos corais, grupos de cantares populares, grupos folclóricos, grupos de fado, tunas, etc., entre outras actividades, durante um fim de semana de Junho).

Em Abril de 1991, por unanimidade, o Grupo Coral recebeu uma Moção de Louvor da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova. Em 25 de Abril de 1999, por unanimidade, a Câmara Municipal de Proença atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural, sendo a Câmara, entre outras, a entidade que mais tem apoiado o Coral na sua actividade no concelho, no país e no estrangeiro.
Gravou o seu 1º CD a solo no ano em que completou 30 anos de existência (2007). Em 2008 gravou um CD com Músicas de Natal em conjunto com a Orquestra Típica de Alcains.

Cantai, ó Anjos - João Gama

Cantai, ó Anjos (Pastorela de Natal) - Letra e Música: João Gama

O Magnum Mysterium - D. Pedro de Cristo

O Magnum Mysterium - D. Pedro de Cristo