Publicação em destaque

Notícia do "Jornal de Proença" sobre o concerto comemorativo do 47º Aniversário do Grupo Coral de Proença-a-Nova

  O Jornal de Proença a Nova publicou uma notícia sobre o concerto comemorativo do 47º Aniversário do Grupo Coral de Proença-a-Nova com um c...

Direção Artística

Direção Artística:

Maestro - Filipe André Almeida Vicente

Nascido a 3 de junho de 1992 em Coimbra, foi em Pampilhosa da Serra que deu os primeiros passos na música. Com apenas 8 anos entrou para o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense como trompetista, sob a orientação do maestro Paulo Paredes.

Em setembro de 2010 ingressa no Conservatório Regional de Castelo Branco em trompete, na classe do professor Bruno Cândido, tendo concluído o 5º grau em Trompete, Formação Musical e Classe de Conjunto em 2014.

Em setembro de 2014 ingressa na licenciatura em Música – variante Formação Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), tendo terminado em junho de 2017 com uma média de 17 valores. Durante o seu percurso académico na ESART realizou Estágios de Coro, Direção Coral e Direção Instrumental, onde trabalhou com os maestros/professores Gonçalo Lourenço, Yara Gutkin, Virgílio Caseiro, João Paulo Santos e João Pedro Delgado.

Ao longo dos anos frequentou várias Masterclasses/Cursos de Direção de Banda, como participante ativo e ouvinte, ministrados por vários maestros, entre eles Osvaldo Ferreira, Fernando Marinho, António Menino, Hélder Abreu, Luís Clemente, entre outros.

No âmbito coral participou como tenor tutti na obra “Paixão segundo São João” de J. S. Bach, tendo trabalhado com os professores/maestros Ketil Haugsand e João Paulo Janeiro. Também gravou três CD’s com o “Coro Autêntico”, nos quais participou como tenor tutti e solista, sob a orientação do maestro Gonçalo Lourenço. Também foi participante ativo numa Masterclass de Direção Coral ministrado pelo maestro Gonçalo Lourenço.

Foi professor de Formação Musical e Coro no Conservatório de Música da Covilhã e no Conservatório Regional de Castelo Branco em regime de substituição. Também lecionou Formação Musical na Escola de Artes do Norte Alentejano.

Em junho de 2020 terminou o Mestrado em Ensino da Música - variante de Formação Musical e Classe de Conjunto com uma média de 16 valores.

Entre abril e julho de 2021 participou ativamente na Formação “O Maestro e a Arte de Dirigir”, sob orientação do maestro Luís Clemente. Nesta mesma Formação trabalhou direção coral com o maestro Paulo Lourenço.

Foi maestro do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense entre outubro de 2018 e fevereiro de 2023.

É desde janeiro de 2015 maestro do Grupo Coral de Pampilhosa da Serra e desde maio de 2023 do Grupo Coral de Proença-a-Nova.